Alunos da EM Joaquim Pereira visitaram o Sítio do Mandú, patrimônio histórico tombado pelo IPHAN desde 2006

 

O projeto ‘A Escola vai ao Sitio do Mandú’, idealizado pelas secretarias de Turismo e Educação de Cotia retomou, nessa semana, a agenda de visitação e, nos próximos dias, cerca de 300 alunos são esperados no local para um tour pela história de Cotia. Na quarta-feira (26/09), estudantes do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Pereira fizeram uma visita ao sítio, conheceram o casarão e mais sobre a sua história.

O projeto foi lançado no ano passado e trouxe uma grande visibilidade para o local, que é patrimônio histórico da cidade. O Sítio do Mandú está fica localizado no Jardim Caiapiá e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2006.

Os alunos estiveram acompanhados da coordenadora Tânia Nogueira e, de acordo com ela, o projeto é fundamental para que os estudantes presenciem experiências que só haviam aprendido na teoria, em sala de aula. “É importante que eles conheçam parte da história da nossa cidade, trazer isso para perto deles é muito bacana”, avaliou.

Durante a visita, as crianças recebem uma planta da casa, que tem mais de 300 anos, assistem a um vídeo que explica a técnica usada para a construção (taipa de pilão) e passem pelo local. A Prefeitura ofereceu transporte aos pequenos.

“Dessa vez além de explorarmos a história do local, também exploramos a história de Cotia de uma maneira geral. A Prefeitura está dando todo o apoio e suporte para que este projeto aconteça”, disse o secretário de Turismo, José Genival.

O Sítio do Mandú está aberto à visitação. Para agendar, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone 4614-2952.

Fotos: Vagner Santos