Durante encontro com a imprensa local e regional, no último 21, a secretária de Educação, prof. Ana Paula Correa Leite, falou sobre a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na coletiva, a secretária respondeu aos jornalistas e mostrou porque a Educação de Jandira evolui e atingiu a histórica marca de 6.0, se colocando a frente de muitas cidades brasileiras. “Nós sabemos que os desafios são grandes, e iremos permanecer com essa formação continuada com os professores de todos os níveis” disse.

A secretaria também enfatizou que irá incentivar e investir na base, que é a Educação infantil, segundo ela é ali que se inicia-se todo processo de aprendizagem. Outra preocupação é com as unidades que não alcançaram o índice, “temos que ter em mente melhorar” prometeu ela. Outra informação dada pela secretaria foi em relação as parcerias entre a Prefeitura de Jandira, Estado e governo federal, que segundo são importantes para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a cidade.

Ana Paula também falou das ampliações de unidades, e a parceria que a pasta tem com o prefeito e demais secretarias. “Nosso prefeito é um professor e quando a gente senta o diálogo flui, e isso ajuda muito a pensar a Educação como um todo, sempre com foco na melhoria”.

A secretária também falou sobre construções de novas unidades escolares, reformas e ampliações previstas até 2020. “Estamos saindo do aluguel em algumas unidades, e até 2020 iremos inaugurar novas unidades” diz.

Ao falar especificamente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a secretaria ao ser perguntada sobre a meta a ser alcançada, lembrou que essa era 5.8, mas para sua surpresa, de sua equipe e da administração municipal, a nota ultrapassou todas as expectativas e chegou ao índice de 6.0.

Ao comentar a surpresa do anúncio da nota histórica Ana Paula disse que é motivo de muita alegria “Os professores estão felizes, não consegui falar com todos, mas a mensagem de agradecimento chegou para todos, são 600 funcionários e devemos agradecer a todos eles, desde o porteiro ao professor, ao gestor, e também aos pais e alunos, que dedicaram na busca da qualidade e Jandira provou que pode avançar” falou. E emendou estamos eufóricos, mas não estamos perdendo foco nem um minuto, não podemos esquecer que nossa meta é avançar, O desafio agora é manter e avançar esse índice ainda mais”, ponderou

Ao justificar a nota do IDEB, Ana Paula disse que desde os primeiros dias do governo atual, ela e sua equipe tem buscado o diálogo com o governo, e o resultado veio agora. Ainda segundo ela, obrigatoriamente o município tem que investir 25% do Orçamento Municipal em Educação, e isso tem sido feito, atendendo a legislação, mas segundo ela ainda em 2018, o investimento chegará em 27%. “Por lei você tem a obrigação de aplicar. O ano passado empenhamos 25% e neste momento já estamos na média de 27%”, informou. Ela disse também que os recursos estão sendo aplicados de forma correta, com critérios, e isso tem nos dado a certeza que a Educação de Jandira está no caminho certo e avançando.

Alimentação escolar e uniforme

Ao comentar sobre a merenda escolar, Ana Paula disse que foi buscar profissionais nutricionistas para Educação, o que ajudou a melhorar a qualidade da merenda escolar, e que hoje o desperdício foi reduzido e a qualidade melhorou muito. Segundo ela, a cidade de Jandira é uma das poucas da região que mudou o cardápio, incentivando que os alunos consumam mais e com qualidade. Perguntada sobre uniformes escolares, ela esclareceu que já foi feita uma licitação, e que após anos sem ter disponível o uniforme, em 2019 toda rede básica terá seu uniforme e esse será garantido aos alunos pelos próximos 2 anos.