Intervenções viárias deverão diminuir engarrafamentos na região central de Itapevi

As obras de readequação viária da rotatória da Cohab atingiram 60% de conclusão, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. As intervenções, que acontecem desde outubro de 2017, estão sendo realizadas nos acessos da Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva e das avenidas Pedro Paulino e Rubens Caramez. As ações fazem parte do programa Cidade Bela e devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano.

Os trabalhos têm como objetivo dar maior fluidez no trânsito e combater o engarrafamento do local. Eles estão sendo feitas por etapas para não causar o estrangulamento no fluxo de veículos e pedestres. O trecho de acesso viário da Avenida Feres Nacif Chaluppe, passando pela rotatória e seguindo rumo à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva já está totalmente liberada para os veículos com novas faixas de rolamento.

“As melhorias auxiliarão, especialmente, motoristas que ganharão uma alternativa acessando a Avenida Feres Nacif Chaluppe à Avenida Rubens Caramez e não precisarão passar no futuro pelo trecho da rotatória da Cohab. A medida já começa a desafogar o trânsito no local”, diz Ramon Medrano, secretário da pasta.

Até o momento, já foi aberta a via de acesso que liga a Avenida Rubens Caramez até a Avenida Feres Nacif Chaluppe, no local onde havia a antiga posta de skate, com a colocação de guias e sarjetas nesse trecho e também no entorno da praça da rotatória.

As obras no local preveem ainda a construção de novos acessos e de novas áreas de passeio com pista compartilhada para ciclistas e pedestres, bem como a criação de gradis para controle de acesso aos pedestres, jardinagem, recape das vias e instalação de nova iluminação.

Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.